TERAPIA MANUAL
16995
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-16995,bridge-core-3.0.9,qi-blocks-1.2,qodef-gutenberg--no-touch,qodef-qi--no-touch,qi-addons-for-elementor-1.6.2,qode-page-transition-enabled,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-29.6,qode-theme-bridge,qode_header_in_grid,wpb-js-composer js-comp-ver-6.13.0,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-6

TERAPIA MANUAL

Nessa especialidade, o fisioterapeuta utiliza “as mãos” como principal ferramenta para avaliar e tratar seus pacientes, aplicando testes manuais a partir do exame físico até colocar literalmente “as mãos na massa” durante o tratamento.
Entre as técnicas utilizadas podemos citar a Quiropraxia, Rolfing, Cyriax, Osteopatia, Maitland, McKenzie, Mulligan, Crochetagem, Mobilização Neural, Miofascial, etc…
CROCHETAGEM

É um método auxiliar no tratamento das dores mecânicas (por sobrecarga) do aparelho locomotor, através da utilização de ganchos (crochets), que visam tratar contraturas, aderências e nódulos sensíveis na fáscia (membrana que recobre o músculo) ou no próprio músculo. As aderências bloqueiam o movimento, causando irritação neste local e podendo se estender aos tendões, ligamentos e até aos nervos. A Crochetagem visa a liberação desses tecidos e consequentemente o movimento.

Conceito MAITLAND

É uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode  ser realizada em qualquer articulação respeitando a individualidade anatômica de cada paciente. Usado para alongar ou liberar determinadas estruturas a fim de restaurar os movimentos normais e promover alívio da dor. Indicado para todos os quadros de disfunções neuro músculo esqueléticas.

OSTEOPATIA

É um sistema de tratamento que utiliza técnicas manuais para proporcionar ao organismo um equilíbrio e assim reagir frente as doenças. A técnica implica num detalhado exame clínico com aprofundado diagnóstico e tratamento manipulativo, direcionado sobre as estruturas em “disfunção”, seja ela de origem músculo esquelética, craniana ou de vísceras e órgãos internos.

Conceito MULLIGAN
É uma técnica de manipulação e mobilização articular, que pode  ser realizada em qualquer articulação respeitando a individualidade anatômica de cada paciente. Usado para alongar ou liberar determinadas estruturas a fim de restaurar os movimentos normais e promover alívio da dor. Indicado para todos os quadros de disfunções neuro músculo esqueléticas.
Método McKENZIE – MDT

Consiste em um programa de movimentos prescritos pelo fisioterapeuta, sem auxilio de equipamentos específicos. A maioria das dores músculo esqueléticas são de origem “mecânica”, ou seja, são provocadas por alguma posição de sobrecarga ou movimento incorreto. Este método consiste em realizar o movimento inverso capaz de abolir e restaurar a função.

Método CYRIAX
Método desenvolvido com o objetivo de aprimorar a prática clínica dentro da ortopedia e traumatologia. Esta técnica analisa os sinais e sintomas apresentados pelo paciente, podendo abordar diferentes propostas de tratamento de acordo com o diagnostico realizado. As manobras abordadas na fisioterapia envolvem a fricção transversa do tendão, mobilizações e manipulações articulares da coluna e membros.
BANDAGEM / KINESIO TAPE

A bandagem funcional é um tratamento que promove o posicionamento correto das articulações através do uso de faixas específicas (Kinesio Taping), auxiliando de maneira rápida, eficiente e coadjuvante no tratamento da fisioterapia.

Indicações
Tratamento das disfunções neuro músculo esqueléticas, doenças crônicas e tratamento postural. Não é utilizada somente como tratamento, mas também na prevenção de possíveis lesões, sendo muito comum em atletas antes da pratica esportiva.

Mobilização Neural

Técnica manual de avaliação e tratamento do tecido neural, o qual pode encontrar-se comprometido, limitando sua mobilidade através dos músculos e articulações por onde percorre ou ter seu fluxo axoplasmático interrompido. Este é o único tecido que conecta todo o nosso corpo, seja mecanicamente (movimentos), eletricamente (impulsos) ou quimicamente (neurotransmissores). O conhecimento da neurodinâmica é imprescindível em qualquer tratamento fisioterápico.

Estabilização Segmentar da Coluna Vertebral

Técnica de tratamento criada por fisioterapeutas e pesquisadores australianos com o objetivo de desenvolver a função de estabilização dos diferentes segmentos da coluna vertebral. Esta estabilização é proporcionada pela ativação dos músculos mais profundos da coluna vertebral, através do treinamento com exercícios específicos e auxilio do aparelho chamado Stabilizer. Indicada para todos os problemas da coluna cervical e lombar.

Método KABAT

Método desenvolvido pelo Dr. Herman Kabat, conhecido também por Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP). Seu objetivo é desenvolver um tratamento que empregue resistência manual e permita analisar a avaliar os movimentos do paciente, ao mesmo tempo que facilita suas habilidades funcionais para realizar as tarefas simples do dia a dia.

× Agende sua Consulta